Gerenciamento Ambiental de Obras
O gerenciamento ambiental de obras consiste no monitoramento da implantação de empreendimentos passíveis de licenciamento ambiental. Sua previsão geralmente está prevista na licença ambiental emitida para o empreendimento, como forma de minimizar os impactos causados pela sua implantação.
Consiste em vistorias periódicas no empreendimento, orientações de caráter educativo/ambiental, elaboração de relatórios técnicos e proposição de melhorias de processos que minimizem a geração de impactos.
Relatório técnico comprovando efetivo cumprimento das exigências e condicionantes estabelecidos na Licença Ambiental de Instalação, acompanhados de relatório fotográfico.
Os órgãos ambientais habitualmente emitem como condicionante para as licenças ambientais, a apresentação periódica de Relatórios Técnicos, destinados ao cumprimento das condicionantes das licenças ambientais emitidas, com determinada periodicidade e elaborado por profissionais devidamente qualificados.
Também é exigido este relatório, para o requerimento da Licença Ambiental de Operação – LAO. Deve conter registro fotográfico de todo o andamento da obra, desde o início até a sua efetiva conclusão.