MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS – ETE

LIP ENGENHARIA E CONSULTORIA AMBIENTAL elaborou um Manual de Operação e Manutenção de Estação de Tratamento de Efluentes – ETE, que visa atender a condicionante apresentada na Licença Ambiental de Operação de condomínio residencial, localizado no município de Florianópolis/SC.

O Manual tem como objetivo descrever os processos e procedimentos para o controle da operação e manutenção da ETE do Condomínio.
São abordados também no manual, orientações quanto ao monitoramento do sistema, para avaliação da sua eficiência e da conformidade com a legislação ambiental vigente.

No Quadro abaixo, mostramos os procedimentos operacionais de rotina de um sistema de tratamento de esgotos, que devem estar descritos no manual de operação, variando caso a caso, de acordo com o sistema utilizado no empreendimento:

Importante lembrar que empreendimentos residenciais e/ou comerciais que possuam Estação de Tratamento de Esgotos própria, tem que ficar atentos quantos as exigências dos órgãos ambientais.

Há exigências quanto ao empreendimento possuir licença ambiental válida, possuir um responsável técnico pela ETE e também exigências quanto ao monitoramento da ETE: parâmetros e frequência que devem ser realizadas análises laboratoriais para verificar a eficiência do sistema.

VERIFIQUE SE O SEU CONDOMÍNIO ESTÁ EM DIA

Dúvidas, faça uma consulta!

Postado por: LIP ENGENHARIA E CONSULTORIA AMBIENTAL